sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Morreu o Dr Milton

Serão enterrados hoje (10h), no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, os corpos do ex-prefeito de Campo Mourão, Milton Luiz Pereira, 79, e da mulher dele, Rizoleta Mary Pereira. Os dois morreram de causas naturais – Rizoleta às 19h de quarta-feira e Pereira às 2h de ontem. Eles tinham câncer e estavam internados na UTI de um hospital da capital, onde moravam. O prefeito Nelson Tureck decretou luto oficial por três dias. 

Eleição relâmpago


Milton Luiz Pereira chegou a Campo Mourão em 1959 e quatro anos depois já se elegeu prefeito com o dobro da votação do segundo colocado. Ele era do PDC e fez 6.054 votos. Tomou posse em dezembro de 1963 e renunciou o mandato em abril de 1967 para assumir o cargo de juiz federal em Curitiba. Em 1992 ele se tornou ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde ficou até 2002, quando completou 70 anos e teve que se aposentar. 

Obras e ações



Como prefeito de Campo Mourão, Dr Milton construiu a praça São José, concluiu a construção da prefeitura e iniciou as obras da rodoviária (atual Estação da Luz). Também foi no mandato dele que foi criada a Codusa e que Campo Mourão ganhou, no Rio de Janeiro, o título de “Cidade Modelo”. Pereira também marcou época ao ir toda semana à rádio Colméia prestar contas da prefeitura. 

Título na Assembleia


Milton Luiz Pereira era cidadão honorário do Paraná, título aprovado através de projeto do então deputado estadual Namir Piacentini, nos anos 90. Só que o homenageado nunca chegou a receber o título. Na época da aprovação, ele agradeceu, mas disse que não estava à altura da homenagem. Houve outras tentativas de fazer a entrega do título, mas Pereira sempre desconversou. O diploma está na Assembleia até hoje. 

Fusca de presente



Ao se despedir de Campo Mourão, em 29 de abril de 1967, Milton Luiz Pereira ganhou um Fusca 0 km de presente da população. Quarenta anos depois, essa data virou o Dia Municipal do Fusca. E foi a última fez que Pereira esteve em Campo Mourão. Ele veio especialmente para o Encontro Mourãoense do Fusca, e recebeu uma homenagem do Clube do Fusca. O Fusquinha que ganhou do povo foi seu único carro pelo resto da vida. 

Pegadinha


A entrega do Fusquinha a Milton Luiz Pereira teve também teve seu “momento pegadinha”. Apesar de novinho, o carro não pegou na partida. Precisou ser empurrado rua Brasil abaixo, em direção ao colégio Marechal Rondon. Somente agora, em 2007, quando veio para homenagem do Clube do Fusca, é que o empresário Flávio Gurginski revelou a brincadeira. Um cabo da bobina foi retirado de propósito para o carro não pegar.    


Via bocasanta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário