quarta-feira, 18 de maio de 2011

Joãosinho Trinta melhora, mas continua na UTI

Do R7
Orlando Oliveira/AgNews
Carnavalesco já respira algumas horas do dia
sem a ajuda de aparelhos
 Carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, de 77 anos, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do UDI Hospital, em São Luís, no Maranhão.

Segundo informações da equipe médica do hospital, na manhã desta quarta-feira (18), ele mostrava melhora progressiva da pneumonia e já passava alguns períodos do dia respirando sem o auxílio dos aparelhos.

Joãosinho também permanecia lúcido e se comunicava com a equipe. Seu quadro era estável, mas sem previsão de alta da UTI.

O carnavalesco foi internado na última quinta-feira (12), com pneumonia e de insuficiência cardíaca.

Carnavalesco é ícone dos desfiles
Joãosinho Trinta nasceu em São Luís do Maranhão e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 18 anos, em 1951.

Começou sua carreira carnavalaesca na escola de samba Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971.

Com tanto sucesso, foi promovido a carnavalesco da escola e, em 1974 e 1975, foi campeão com O Rei de França na Ilha da Assombração e O Segredo das Minas do Rei Salomão.
Após desentendimento com com a diretoria salgueirense, foi para a Beija-Flor, onde começou a dar seu toque ousado e genial ao Carnaval.

Lá, fez a escola campeã em1976, 1977, 1978, 1980 e 1983, além de vários vice-campeonatos - entre eles os de 1986 com O mundo é uma Bola e o de 1989 com Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia - gerando controvérsias com a Igreja Católica ao tentar levar ao desfile uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo.

Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito Carnavais para escolas de São Paulo.

Após problemas de saúde transferiu-se para a escola de samba Unidos do Viradouro, onde ganhou o título do carnaval de 1997 com o impactante Trevas! Luz! A explosão do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário