quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jaqueline Roriz terá dias de viagem aos EUA descontados do salário

Deputada participa em Nova York de evento sobre comunidades indígenas.
Câmara rejeitou pedido para pagamento de despesas da parlamentar.

Do G1
A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) vai ter os dias em que passar nos Estados Unidos descontado do salário de parlamentar. Ela viajou para Nova York na última sexta-feira (13) para participar do Fórum Permanente para Comunidades Indígenas na ONU.

Segundo a assessoria da deputada, ela foi indicada para o fórum pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara no início de março. Mas, segundo a Câmara, foi rejeitado o pedido da deputada de que as despesas fossem pagas pela Casa e que o período de ausência não fosse descontado.

Nesta quarta (18), a deputada deveria ter sido ouvida pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, mas os advogados da deputada haviam informado que a defesa dela seria feita por escrito.
Jaqueline Roriz responde a processo por quebra de decoro parlamentar por suposto uso indevido de verbas da Câmara no aluguel de uma sala em nome do marido, Manoel Neto, e por ter sido gravada, ao lado dele, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM.

Ela nega irregularidades não aluguel da sala. Segundo defesa apresentada pela deputada à Câmara, ela apenas teria pagado o condomínio do imóvel, porque a sala teria sido cedida pelo marido em custo. Segundo sua defesa, isso teria representado economia para a Câmara, já que ela poderia ter usado a verba para o aluguel do imóvel.

Jaqueline também alega que a gravação em que recebe dinheiro de Durval Barbosa ocorreu quando ela não era deputada, o que não poderia ser usado contra ela como motivo para quebra de decoro parlamentar. O dinheiro teria sido usado na campanha eleitoral dela.

Relatório
No último dia 5, o corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), apresentou parecer à Mesa Diretora da Casa no qual reconhece “existência de suficientes indícios” de quebra de decoro na conduta da deputada.

O relatório determinando a abertura de procedimento contra a parlamentar foi anexado ao processo que já tramita no colegiado. A denúncia contra ela foi apresentada à Corregedoria da Câmara pelo PSOL, no dia 16 de março.

Além do vídeo em que aparece com Durval Barbosa, a deputada do PMN também é alvo de denúncias de suposto recebimento de propina para ter votado a favor do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.

Sobre as denúncias de suposto recebimento de propina para votar um projeto no tempo em que ainda era deputada distrital, a defesa de Jaqueline argumentou que o fato, ainda que “improcedente”, não poderia ser analisado pelo corregedor, uma vez que teria ocorrido antes da diplomação da deputada no Legislativo federal.

Ainda no parecer, o corregedor argumenta que a “falta de apuração” das denúncias representaria “excessivo ônus para a imagem e dignidade” institucional da Câmara e sacrificaria o “respeito e prestígio perante os eleitores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário