domingo, 1 de abril de 2012

Câmara quer mudar imagem deixada por Derosso


Presidente do Legislativo em Curitiba implanta novas medidas a partir desta semana; entre elas a reavaliação de contratos feitos pela gestão anterior
Andressa Katriny/CMC
Providências sinalizam que João Luiz Cordeiro não pretende ser visto como uma continuidade de Derosso
Curitiba - O recém-empossado presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Luiz Cordeiro (PSDB), conhecido como João do Suco, anunciou que a partir desta semana vai começar a colocar em prática uma série de medidas na Casa, como recadastramento de funcionários, reavaliação de contratos feitos pela gestão anterior e estudos para que se implante painel eletrônico e ponto biométrico, para vereadores e funcionários. O anúncio vem duas semanas depois de Cordeiro ser eleito presidente. 

Mesmo sendo do mesmo partido do ex-presidente João Claudio Derosso (PSDB), investigado pelo Ministério Público (MP) Estadual e pelo Tribunal de Contas (TC) do Estado por supostas irregularidades em contratos de publicidade firmados pela Casa e por prática de nepotismo, as medidas anunciadas por Cordeiro sinalizam que ele não pretende ser visto como uma continuidade no cargo. Nesta terça-feira, todos os servidores estatutários e comissionados devem começar a passar pelo processo de recadastramento. A administração da Câmara anunciou que, depois disso, pretende realocar servidores. 

Junto com o recadastramento, nesta segunda-feira ocorre a posse de 28 novos servidores concursados e Cordeiro afirmou que deve chamar mais aprovados no último concurso público. Os anúncios chegam depois da recomendação expedida pelo MP para que a Câmara de Curitiba diminua o número de funcionários empregados em cargos de comissão, aqueles de livre nomeação dos vereadores e que não precisam passar por concurso público para serem contratados. 

Segundo contagem do MP, a Câmara da capital possui 550 comissionados e apenas 220 efetivos. Entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que a administração pública deve ter, no máximo, 50% de comissionados em relação ao total empregado. Outra promessa do presidente da Câmara de Curitiba é ampliar a publicidade de todos os atos administrativos no Portal da Transparência da Casa.

Via folhaweb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário