segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tureck faz balanço de mandato e promete priorizar a habitação


A um ano de encerrar o seu segundo mandato na prefeitura de Campo Mourão, o prefeito Nelson Tureck (PDB) faz um balanço positivo de sua administração. Em entrevista à TRIBUNA, ele fala que vai dedicar o seu último ano de governo à construção de novas moradias, através do programa “Minha Casa Minha Vida”, com apoio dos governos Estadual e Federal. Tureck reforça ainda que até o final de março a cidade estará livre dos buracos, problema que geraram pesadas críticas ao prefeito durante o ano que termina.
No entanto, Tureck diz não se preocupar com as críticas, porque segundo ele nada pode apagar o progresso que Campo Mourão teve nos últimos anos. “Ninguém vai conseguir apagar a historia de quem conseguiu colocar o pólo brasileiro de alimentos em Campo Mourão e de quem está fazendo a cidade crescer.” Confira a entrevista na íntegra.
TRIBUNA - A um ano de encerrar o seu segundo mandato, qual é a sua avaliação?
NELSON TURECK – A avaliação foi positiva, porque após 30 anos a cidade cresceu em número de habitantes, o nosso comércio melhorou tanto nas vendas, quanto na qualidade de vida. A cidade prosperou na construção de moradias, nos investimentos de empresários, tanto de fora como daqui. A avaliação mais positiva foi a implantação do maior projeto da história da cidade que é o pólo de alimentos, o qual agrega valores, multiplicou o emprego e está distribuindo renda e riqueza. Campo Mourão se tornou uma referência estadual e nacional em nossa administração. Quando a oposição pensava que eu estava mentindo, que não tinha como trazer esse grande frigorífico, eu deixei de ser deputado para vir ser prefeito e implantar o que Campo Mourão precisava há muitos e muitos anos. Um projeto de consolidação, um projeto de independência, que valorizasse tanto a cidade como o campo. Hoje o sonho está realizado, não só para a administração Nelson Tureck, mas para os empresários que aqui acreditam, para os trabalhadores e para a nossa juventude. O mais emocionante é você ver a quantidade de empregos que já existem na Tyson hoje. E para cada emprego direto (a Tyson gera de 1.600 a 1.800 empregos), temos cinco empregos indiretos. Com isso a cidade se tornou referência na geração do emprego, com uma administração ousada, a política do trabalho e da construção. Estamos entre as cinco que mais cresceram no estado do Paraná e entre as 64 que estão mais crescendo no Brasil. Também tivemos grande desenvolvimento na educação, através dos investimentos que fizemos, a valorização do nosso professor, programas pedagógicos e cursos de qualificação que colocaram Campo Mourão entre os três melhores do Paraná nessa área; entre os oito do Sul do País e entre os 100 do País. No esporte também somos referência, como a terceira potência do no Paraná, ultrapassando grandes cidades como Guarapuava, Umuarama, Arapongas, Ponta Grossa, e tantas outras. Uma cidade que ganhou o título de número 1 Latino Americano dos Programas Sociais. Você não vê criança nas ruas pedindo porque temos programas e escola para elas, centro de integração. Não se vê nenhum cidadão pedindo na rua e se aparecer é preciso denunciar porque ele não é de Campo Mourão. Temos emprego de sobra, tanto que a Tyson tem contratado várias pessoas das cidades da região. Hoje a vitória é de Campo Mourão, uma cidade reconhecida pela valorização dos imóveis, pelo crescimento, os asfaltos que fizemos e muito mais vamos fazer.   
TRIBUNA - O senhor acha que a situação dos buracos desgastou a sua imagem?
TURECK – Existe a historia da cultura dos grandes homens, das grandes mulheres, das grandes administrações, das grandes obras e dos grandes projetos. Ninguém vai conseguir apagar a historia de quem conseguiu colocar o pólo brasileiro de alimentos, de quem está fazendo a cidade crescer e de quem está pagando as contas em dia. Sabemos o progresso que Campo Mourão tem alcançado. Onde passava caminhão com cinco mil quilos, hoje passa carretas com 12 pneus de cada lado, levando de 20 a 30 mil quilos. Qual é o asfalto que agüenta? Então, além de termos asfalto com a vida útil vencido, nós temos projetos dos recapeamentos dentro da capacidade de endividamento do município. E nos bairros vamos fazer os tapa-buracos e mais asfaltos dentro dessa capacidade. Difícil seria se tivéssemos buracos e se a cidade estivesse parada. Estou obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Já iniciamos a operação tapa-buracos e até o mês de março teremos todo o trabalho finalizado e iniciando outras obras de asfalto e de recape em Campo Mourão.
TRIBUNA – Quanto aos buracos, o senhor chegou a acompanhar as críticas nas redes sociais? Qual foi sua avaliação a esses comentários.
TURECK – Isso é coisa da oposição, de pessoas que não comentam as coisas boas que acontecem na cidade. Só se preocupam com isso. É pura politicagem, coisa de quem não tem o que fazer. Nunca me preocupei porque eu jamais ia mandar tapar um buraco sem esperar a licitação, e depois sofrer um processo de improbidade administrativa por desvio de dinheiro público. Vamos fazer tudo dentro da lei, tudo tem o seu tempo. Se parte da malha asfáltica foi mal feita no passado, nós vamos recuperá-los, porque o povo não ganhou asfalto, muitos que não puderam pagar foram executados e até perderam suas propriedades. Hoje vamos recuperar dentro de um planejamento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
TRIBUNA – Qual foi a maior dificuldade em sua administração?
TURECK – Posso dizer que a maior dificuldade foi a política dessa cidade que atrapalhou muito. Hoje Campo Mourão poderia ter 300 mil habitantes se a política fosse coletiva. Querem se matar, se matem em época de eleição, mas passou a eleição todo mundo deve trabalhar pelas boas ações e o crescimento da cidade e dos bons projetos. Mas em Campo Mourão sempre foi assim, quando alguém quer fazer o outro quer atrapalhar. O maior exemplo está aí. Eu dizia sempre como Maringá, Cascavel e Toledo cresceram, mas vai ver os abatedouros de frango que eles colocaram. E eu vim para fazer isso, mas novamente a política de Campo Mourão não quis permitir esse projeto que hoje virou realidade. Por isso que tenho falado que aqueles que foram contra, que lutaram para impedir a instalação do maior projeto da história nessa cidade, eles valem menos que um frango, pois o frango está dando a vida pelo trabalho e pelo progresso desse trabalho. Política se faz com seriedade, não pensando em grupo, ou no individual, Política se faz pensando nessa terra amada, nessa bandeira que se chama Campo Mourão.
TRIBUNA - Qual a principal obra para o ano que vem?
TURECK – Depois do grande desenvolvimento no esporte, no emprego, na educação, na cultura, programas sociais, agora a habitação também está sendo referência. E o exemplo é o convênio que assinamos com o Governo Federal de até 2 mil unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, a quem ganha de zero a três salários mínimos. Esse será o maior projeto para o ano que vem. Estamos trabalhando e providenciando os terrenos, já conversando com a Caixa Econômica de Campo Mourão para iniciarmos essa obra. Então para 2012 vamos investir na construção de moradias, tanto pelo Governo Federal, como também do Governo Estadual, através da Cohapar.
TRIBUNA – O senhor já definiu quem vai apoiar nas próximas eleições?
TURECK – O apoio será dado aos companheiros que nos ajudaram com a participação da opinião pública, da população porque será avaliado a intenção de votos, a potencialidade de votos, a rejeição e de programas, acima de tudo. Hoje temos vários pré-candidatos e no final do mês de março vamos dizer quem será o nosso candidato.
TRIBUNA - Qual sua mensagem para Campo Mourão?
TURECK – A mensagem é sempre de otimismo, de prosperidade, de grandeza, porque um líder político tem que mostrar competência e firmeza. Um líder político não pode só estar apontando defeito dos outros, ele tem que ser um sábio, ter suas ideias, porque político tolo é aquele que só vê defeito nos outros. A nossa mensagem é de grandeza porque os anos que se sucederão não poderão nos encontrar lá adiante lastimando pelos anos que passamos e não soubemos aproveitar as oportunidades que Deus nos colocou na vida. O povo nos elegeu para ser o seu representante. A mensagem é de paz, com Deus no coração, sendo seu servidor e não um destruidor como existem muitos na política que tentam subir por meio das desgraças dos outros. Mas o que garanto ao povo de Campo Mourão nesse próximo ano de mandato é que estaremos trabalhando 24 horas por dia para fazer tudo aquilo que nos propusemos quando fomos candidatos a prefeito em 2004.
Do itribuna.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário