quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Solução para assaltos a bares precisa ser conjunta,defende Stephanes Junior


A perspectiva de que quadrilhas estejam “importando” de São Paulo a prática de assaltos e arrastões e aplicando em bares e restaurantes de Curitiba fez com que o deputado Stephanes Junior (PMDB) solicitasse uma reunião do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, com os representantes do setor. “Precisamos definir, em conjunto, ações que venham a conter a atuação dos marginais. A solução virá de uma articulação entre o setor e o poder público”, defende o deputado.
Nas últimas semanas quase uma dezena de estabelecimentos foram alvo da ação de criminosos, numa prática que também vem sendo registrada em algumas capitais do Nordeste do país. “A instalação de câmeras e a contratação de seguranças, articulados com um reforço no policiamento pode ser uma medida imediata com bons resultados, mas o assunto precisa ser debatido com mais profundidade”, acrescenta Stephanes.
O deputado considera que existe um rol grande de ações que podem ser acrescidas aos equipamentos de segurança e a atuação policial, mas considera fundamental que a categoria seja ouvida pela Secretaria de Segurança.
Entre as sugestões que poderiam também ser avaliadas para conter os assaltos estão, entre outras, a instalação de linhas diretas dos estabelecimentos com a polícia, a prática de rondas periódicas nas regiões de maior concentração de bares e restaurantes, a realização periódica de bloqueios com policiais de trânsito e a criação de redes de comunicação entre os estabelecimentos.
Stephanes considera que a nova modalidade de crime surgiu face à repressão policial em outros setores. “O arrastão nos bares e restaurantes pode estar substituindo o assalto na saída do banco e a explosão de caixas eletrônicos”, acredita.
Matéria de responsabilidade do gabinete do deputado Stephanes Junior
Jornalista responsável: Neusa mirian Lang Pohl
Telefone: 3350 -4214

Nenhum comentário:

Postar um comentário