quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lula pede ao mundo que combata crise de fome na África

Lula pede ao mundo que combata crise de fome na África

Adis-Abeba, 28 set (EFE).- O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva pediu à comunidade internacional que ajude 'os irmãos do Chifre da África a evitar a fome, as doenças e a morte' causadas pela pior seca na região nas últimas seis décadas.
Em comunicado distribuído nesta quarta-feira pela União Africana (UA), Lula fez um pedido a 'membros, Governos, entidades e todas as pessoas dignas' que cooperem para aliviar a situação humanitária grave a qual estão submetidas mais de 13 milhões de pessoas no Chifre da África.
'A prioridade é no combate a fome, a extrema pobreza e ajudar às comunidades a encontrarem soluções. Esta missão deve ser responsabilidade de todo o mundo', disse o ex-presidente brasileiro, que acrescentou ser preciso achar uma maneira de 'evitar este tipo de tragédias no futuro'.
'A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que faltam US$ 2,5 bilhões' para combater a crise de fome, dos quais só foi arrecadado a metade, lembrou Lula que fez este apelo a pedido de Jean Ping, presidente da Comissão da União Africana, com sede na capital etíope.
Ping reiterou seu pedido aos membros da UA para que redobrem seus esforços para frear a crise humanitária na região, principalmente na Somália, onde a ONU declarou seis províncias em estado de crise, situação agravada pelo conflito armado na região desde 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário