terça-feira, 21 de junho de 2011

Governo Richa fecha Universidade do Professor


Da Gazeta do Povo
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) suspendeu oficialmente as atividades da chamada Universidade do Professor, espaço que promovia oficinas, palestras e cursos de capacitação direcionados aos professores das escolas públicas do Paraná. O complexo, que conta com dois grandes auditórios com capacidade para acolher até mil pessoas e uma ampla estrutura de chalés para hospedagem, funcionava desde 1995 em Faxinal do Céu, no município de Pinhão (na Região Centro Sul).
A universidade era fruto de um convênio entre o governo do estado e a Copel, proprietária da área e dos imóveis lá existentes. Esse modelo de aperfeiçoamento dos docentes, posto em prática na primeira gestão do ex-governador Jai­­me Lerner (1995-1998) foi considerado exemplo de sucesso pelos edu­­­cadores e teve sequência na gestão de Roberto Requião, político de concepção ideológica e administrativa totalmente diferente do antecessor.
No início deste ano, a situação da universidade foi colocada em xeque pelo governo Beto Richa, quando a Seed paralisou as atividades no local, alegando que precisava deslocar os professores que trabalhavam no centro de capacitação para as salas de aula e, assim, minimizar o problema da falta de docentes na rede estadual. No entanto, há 10 dias, todos os funcionários da Secretaria de Educa­­­ção que ainda estavam em Faxinal do Céu foram removidos e o governo não planeja dar continuidade ao projeto.
Outro lado
Em nota, a secretaria informou que “a proposta de formação continuada da Seed para a gestão 2011-2014 está organizada de forma descentralizada, através de oficinas. As oficinas atenderão as demandas regionais e serão oferecidas a todos os professores em todas as disciplinas. Pretende-se desta maneira subsidiar e melhorar a prática docente, atendendo as demandas locais. As palestras e seminários também acontecerão de forma regionalizada. Neste sentido, não existe programação para o espaço de Faxinal do Céu, que será ajustado nesta nova proposta”.
Para a presidente da APP – Sindi­­­cato dos Professores Público do Paraná, Marley Fernandes, a desativação dos cursos em Faxinal do Céu foi uma surpresa. “Fomos co­­­mu­­­nicados pelo governo na semana passada e realmente não esperávamos isso. Até entendemos que do ponto de vista econômico o convênio não seja tão atraente, mas é realmente uma pena que esse mo­­­delo não tenha continuidade.”
O convênio com a Copel vence no próximo dia 13 e, até o momento, a companhia não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o assunto.
História
A ideia de concentrar a capacitação dos professores em Faxinal do Céu foi a maneira que o governo achou de aproveitar a estrutura da vila, erguida na década de 1970 para abrigar os trabalhadores que construíram a Hidrelétrica de Foz do Areia. Até o advento da Uni­­­versidade do Professor, o espaço ficou subutilizado por mais de dez anos, período entre o término da construção da usina e o convênio entre o governo e a Copel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário