sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Requião em Campo Mourão

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) termina o mês de janeiro com reuniões em Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí. Requião tem reunido peemedebistas de todo o Paraná para falar sobre as eleições deste ano e projetos para saúde, segurança, educação, cidadania e geração de empregos.
Na sexta-feira (31) a primeira agenda é em Campo Mourão, às 19h, na Câmara Municipal (Avenida Capitão Índio Bandeira, 1165). No sábado (01) a reunião é em Umuarama, também na Câmara de Vereadores da cidade (Avenida Rio Branco, 3580). À tarde (15h), Requião chega a Paranavaí para o último encontro (Câmara Municipal – Rua Bahia, 565).
O senador tem questionado as propostas e a experiência de candidatos ao Governo do Paraná e feito um balanço de suas ações como governador. Entre 2003 e 2010, últimos dois mandatos de Requião, foram criados 800.150 empregos com carteira assinada no Estado. O recorde foi alcançado graças a ações como a isenção e redução de ICMS para micro e pequenas empresas.
A agricultura familiar ganhou incentivos e cresceu. Programas como ‘Tratos Solidário’, ‘Fundo de Aval’ e ‘Irrigação Noturna’ evitaram o êxodo rural. “Eu não sei se os possíveis ou pretensos candidatos ao governo do Paraná tomaram conhecimento alguma vez na vida que  mais de 70% de tudo aquilo que consumimos diariamente vem da pequena agricultura. Será que eles sabiam?”, perguntou Requião.
Cidadania – A população mais pobre contou com programas sociais que transformaram a vida de milhares de paranaenses. Em 2003, foi lançado o programa Leite das Crianças para diminuir a mortalidade infantil e recuperar a produção leiteira do Paraná. Em oito anos, o Paraná foi o Estado que mais avançou na diminuição da desnutrição e os pequenos e médios produtores de leite tiveram sua produção absorvida pelo programa e puderam crescer e melhorar a qualidade de seus rebanhos.
“Desde novembro do ano passado o Beto (Richa) não paga os 3.300 produtores que fornecem leite para o programa Leite das Crianças. Não paga e não diz quando vai pagar. Os produtores dizem que vai chegar a um ponto em que terão que suspender o fornecimento de leite. Assim, milhares de crianças de famílias pobres estão sob o risco da desnutrição”, alertou Requião.
“Outros dois programas sociais que criei – o programa Luz Fraterna que fornece energia elétrica de graça para as famílias de menor renda e o programa da água (Tarifa Social) que fixa uma tarifa bem pequena para água e esgoto tratado para as famílias mais pobres – também correm risco”, afirmou, referindo-se ao endividamento que a Copel está sofrendo e o processo de privatização que está em curso na Sanepar.

Fonte/robertorequiao.com.br/

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Tarifa do ônibus baixa para 2,25 em Curitba

Em decisão liminar, emitida pelo conselheiro Nestor Baptista na tarde desta quinta-feira (30), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou à Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) e à Companhia de Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) que seja aplicada uma redução de R$ 0,43 na tarifa técnica do transporte coletivo, a ser reajustada no próximo mês de fevereiro. O conselheiro é relator do processo de auditoria do transporte coletivo de Curitiba.
A auditoria teve seus trabalhos iniciados em setembro de 2013 e apontou diversas irregularidades na composição da tarifa. A mesma decisão determina a não inclusão de nenhum novo item na composição da planilha de reajuste a ser aplicada. No ano passado, o reajuste da tarifa foi aplicado no dia 14 de fevereiro. A auditoria envolveu cerca de 20 técnicos do TCE e foi coordenada pelo diretor de Execuções do Tribunal, Cláudio Henrique de Castro. O relatório está disponível na página do órgão na internet.
Retirada
Na mesma liminar, Baptista determina à PMC e Urbs a retirada da taxa de gerenciamento, no valor de 4% e que é cobrada pela Companhia de Urbanização, do custo dos Hibribus e da taxa de risco.
Também deverão ser expurgados ou alterados quatro itens na composição da planilha do próximo reajuste: impostos exclusivos (Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica e Contribuição sobre o Lucro Líquido); o parâmetro de compra de combustível, que passará a ser fixado pelo preço mínimo da Agência Nacional do Petróleo - ANP e não pelo atual preço médio; retirada total dos custos com depreciação e remuneração de investimentos em edificações apresentados pelas empresas concessionárias; e redução percentual do consumo do diesel através da readequação para cada um dos lotes licitados, de acordo com os percentuais reais apresentados pelas empresa e não pelo parâmetro superior ao praticado pelo edital de licitação.
Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Nova ferramenta para entidades e ações em defesa dos direitos dos animais

O deputado Stephanes Junior (PMDB) abriu espaço em seu site na Internet (www.stephanesjunior.com.br) para a divulgação de links e ações de entidades de defesa dos direitos dos animais, um dos compromissos assumidos em seu mandato. Várias associações, entidades não governamentais e movimentos sociais que se empenham neste setor já podem acessados através da página do deputado na rede digital, como o Salva Bicho, Amigo Animal, Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Avan , Guia Adote Cachorro e Sociedade Protetora dos Animais de Uraí.
“Pretendemos transformar nossa página na rede mundial de computadores em um canal de valorização da luta de entidades que se empenham na defesa dos direitos dos animais, para os quais o país começa a despertar somente agora, ao contrário do que ocorre no primeiro mundo. Temos um compromisso com todos aqueles que consideram o animal, não apenas o de estimação, não como um objeto, mas como um ser vivo integrado à vida urbana que precisa ser respeitado”, afirma Stephanes.
Durante seus mandatos, tanto como vereador como quanto deputado, Stephanes apresentou diversos projetos e promoveu eventos em defesa dos direitos dos animais. Como o da proibição do uso de cães de guarda como vigilantes e o Projeto Carroceiro, que visa garantir saúde para animais usados em carroças em Curitiba, através da Universidade Federal do Paraná, com apoio do governo estadual.
Fonte: Neusa M L Pohl

domingo, 5 de janeiro de 2014

Morre o Cantor Nelson Ned


Faleceu na manhã deste domingo (5) Nelson Ned. Ele tinha 66 anos e não resistiu a uma pneumonia. O cantor estava internado desde sábado no Hospital Regional de Cotia, na grande São Paulo.
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou a informação às 12h, mas não comunicou o horário exato do óbito.
Nelson Ned nasceu em Ubá, Minas Gerais, e fez mais sucesso como cantor nos anos 1960, com músicas românticas - sendo a mais famosa delas a canção "Tudo passará".
Ele já havia tido problemas de saúde em 2003, quando sofreu um acidente vascular cerebral. Nelson morava em São Paulo sob os cuidados de uma de suas irmãs.