quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

C.Mourão avança 22% em dez anos e ocupa a 6ª posição entre os mais desenvolvidos do Paraná


Mais uma vez Campo Mourão ocupa posição de destaque nos cenários estadual e nacional. O município acaba de ser apontado, pelo ranking divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, como a 6ª cidade mais desenvolvida do Paraná, sendo a 5ª do interior, e a 146ª do Brasil, com índice médio de 0,88450. O índice é considerado de alto desenvolvimento. Os dados foram são relativos a 2010 e provenientes de estatísticas oficiais divulgadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde, considerando indicadores em três setores: educação, saúde e emprego e renda. Campo Mourão deixou para trás, no ranking, cidades como Cianorte, Ponta Grossa, Cascavel e Francisco Beltrão.
SAÚDE TEM MELHOR PONTUAÇÃO – Entre os indicadores mourãoenses analisados pela Firjan, a saúde teve a melhor pontuação, com 0,9145. A educação veio em seguida, com 0,8371. No segmento emprego e renda, o desenvolvimento mourãoense foi de 0,7832. O desempenho está acima da média nacional, que atingiu 0,7899 pontos, e da estadual, de 0,8427.
CRESCIMENTO EM DEZ ANOS – Na última década, o índice médio do município cresceu 22%, passando de 0,6893 para 0,8450. Em 10 anos, o avanço mourãoense no segmento de emprego foi de 55%. Na saúde, a melhora foi de 14%, enquanto que na educação o índice apresentou um crescimento, nos últimos dez anos, de 10%.
POLÍTICA DO TRABALHO E CONSTRUÇÃO – O prefeito Nelson Tureck comemorou muito o resultado. Para o chefe do Executivo mourãoense, o avanço alcançado pela cidade, nos últimos dez anos, é fruto de uma sólida política de trabalho e construção. Tureck credita os números apresentados pela Firjan aos investimentos que feitos ao longo dos últimos anos de seu governo, iniciado em 2005, com implantação de novas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), melhorias em unidades de saúde, construção de novas escolas, programa de incentivo para geração de emprego e renda com a implantação de novas empresas, entre elas a Tyson Foods, que gera cerca de 2,5 mil empregos diretos, entre outras iniciativas.
“Também temos índices relevantes em cultura e na área social que aperfeiçoam a iniciativas para melhoria da qualidade de vida da nossa população e com os investimentos recentes que estamos fazendo em mais escolas, mais postos de saúde. E com novas empresas se instalando na cidade, certamente teremos ainda alguns anos de crescimento substancial para Campo Mourão”, enumera Tureck.
O índice foi criado pela Firjan para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros. Esta já é a quinta edição do levantamento que tem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional.
Via http://tasabendo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário